Carro em fuga após ataque a banco com explosivos em Tapes é visto em câmeras de segurança

Ação dos assaltantes ocorreu na madrugada desta terça-feira (10). Duas pessoas foram feitas reféns. Polícia busca suspeitos.

A polícia segue as buscas aos suspeitos de atacar com explosivos uma agência do Banrisul em Tapes, no Sul do estado. O crime ocorreu na madrugada desta terça-feira (10). Os assaltantes fizeram reféns e fugiram de carro. Imagens de câmeras de segurança mostarm um veículo escuro pelas ruas da cidade (veja acima), que fica a cerca de 100 km de Porto Alegre.

Os criminosos quebraram as barras de proteção da janela lateral para entrar na agência. A polícia diz que eram quatro homens armados com fuzis. Eles conseguiram acessar o cofre central. Os caixas eletrônicos não foram arrombados.

Enquanto os assaltantes agiam dentro do banco, do lado de fora dois amigos e um vigia foram feitos reféns. Os amigos foram obrigados a tirar a camisa e ficar no meio da rua para impedir a aproximação de policiais.

“Eles usam como escudo. Quem estiver na rua naquele momento eles pegam. Eles pedem para pessoa, se for homem, tira a camisa, já para ficar fácil visualizar se não seria policial à paisana, que poderia estar armado”, diz o tenente Luis Verissimo da Rosa.

Os assaltantes levaram dinheiro e, na fuga, colocaram dois dos reféns no porta-malas de um carro. As câmeras mostram esse carro cruzando uma rua em direção a cidade de Barra do Ribeiro.

Um dos reféns se atirou do veículo em movimento. Ele sofreu um corte na cabeça e precisou ir ao hospital, mas passa bem. O vigia foi liberado pelos criminosos.

Ainda na fuga, um carro da Brigada Militar surpreendeu os suspeitos. Houve troca de tiros, mas os assaltantes conseguiram escapar. O policial não se feriu.

No momento do ataque, dois PMs trabalhavam na cidade. Outros foram enviados de municípios próximos após o fato. Peritos do IGP que analisaram o local não encontraram mais vestigios de explosivos.

Já em segurança, durante a manhã, moradores da cidade foram até o banco. A agência foi fechada devido à explosão.

“Está horrível. Hoje em dia a gente está com medo de ser assaltado a qualquer momento, estão assaltando tudo aqui em Tapes”, lamenta o papeleiro Ivo dos Reis.

De acordo com a Polícia Civil, o Rio Grande do Sul já soma 63 ataques a banco em 2018, entre furtos e roubos.