Reforço na segurança do RS

Com a escalada de ações de quadrilhas especializadas em ataques a bancos no Rio Grande do Sul, a Polícia Civil decidiu reforçar a equipe da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), responsável pela investigação de casos em todo o Estado. A decisão foi tomada na manhã de terça-feira (6) durante uma reunião entre o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, e o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt. Nove investigadores reforçarão a equipe por pelo menos três meses.

Nos primeiros 67 dias do ano, o número de ataques a bancos no Rio Grande do Sul, subiu 7%, segundo levantamento da Rádio Gaúcha. Foram 44 casos contra 41 em igual período de 2017. Apesar do aumento, o número está longe da quantidade registrada no começo de 2016, quando 77 crimes foram registrados.

Os primeiros 10 dias do mês têm a preferência dos bandidos. Dos 44 casos de 2018, 26 deles, ou 59%, foram cometidos neste período, quando há pagamento do salário dos trabalhadores.

Assim como no ano passado, os criminosos seguem de olho nas cidades com menos de 20 mil habitantes, onde o policiamento é menor. Na média, 50% dos casos entre 2017 e 2018 ocorreram nesses municípios: Mata, Santa Clara do Sul e Guaíba.